O Temor do Senhor

Todas as Classes

Tema: O Caráter do Servo de Deus

4ª Aula: O Temor do Senhor

 

O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe.” Pv 1:7-8

 

O objetivo deste estudo é levar as classes a entenderem que o temor do Senhor nos conduz à sabedoria de Deus, que nos livra e nos guarda na caminhada.

 

Introdução

 

Este mês estudamos sobre o caráter do servo de Deus, ou seja, a maneira de viver do servo que agrada a Deus. Aprendemos: 1º) É importante ter uma vida dirigida pelo Espírito Santo; 2º) A nossa mente precisa estar protegida no Senhor, e 3º) O servo deve dar testemunho do Senhor, através do seu vestir, falar e agir.

 

Nesta última aula do mês veremos duas características importantes que fazem parte do caráter do servo de Deus: o temor do Senhor e a sabedoria de Deus. Vamos entender como o temor do Senhor nos leva à sabedoria de Deus?

 

Desenvolvimento

 

Em toda a Palavra vemos que o “temor” nos leva a termos “sabedoria”. Deus deixou isso registrado por várias vezes na Bíblia. Vejamos alguns exemplos: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria…” Sl 111:10a e Pv 9:10a; “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” Jó 28:28b

 

Mas o que é temor do Senhor? Será que é ter medo de Deus? Não! A expressão “temor do Senhor” significa obedecer ao Senhor por amor. Quando tememos ao Senhor, somos obedientes à sua Palavra e passamos a fazer somente o que O agrada. “Pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.” Pv 16:6b

 

A Palavra nos fala de um servo temente a Deus, que se desviou do mal. O seu nome era Jó. E olha o que Deus falou dele: “Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” Jó 1:8

 

Jó passou por muitas lutas e provações. Perdeu a sua casa, os animais que estavam nas suas terras e tudo mais o que tinha. Até seus filhos morreram. Que tristeza! Por fim, Jó perdeu a saúde. Ficou muito doente!

 

Sabem o que ele fez diante de tantos problemas e dor? Será que ele deixou de servir a Deus, falou palavras feias? Não!!! Jó tinha temor ao Senhor. Então, ele louvou a Deus: “...o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” Jó 1:21b

 

Jó permaneceu fiel e temente a Deus. Devemos ser tementes como Jó. Não importa o que esteja acontecendo ao nosso redor. O temor de Deus faz com que a fé esteja viva em nossos corações.

 

E sabem o que aconteceu com Jó por ser temente a Deus? O Senhor o curou, deu em dobro tudo o que ele perdeu, os bens, os filhos. Que maravilha!

 

A Palavra nos ensina que quando somos tementes a Deus, Ele aumenta os nossos dias aqui na terra. Alcançamos bênçãos de fé, proteção, segurança, livramento e preservação enquanto estivermos aqui neste mundo.

 

O homem desta última hora tem andado segundo a sua própria vontade, seus próprios conselhos. E sabem como a Palavra fala sobre ele? Que é como louco, pois despreza a sabedoria e não tem temor de Deus. Olhem que triste!

 

 

Para Intermediários e Adolescentes: Hoje, vemos tantos intermediários, adolescentes e jovens que, por falta de temor a Deus, têm rejeitado ao Senhor. Eles têm perdido as suas vidas, ainda tão novos, por causa do envolvimento com coisas terríveis, por falta de temor e da sabedoria de Deus.

 

Mas a nós, servos do Senhor, que temos temor a Deus e andamos segundo os Seus conselhos, o Senhor nos chama de servos sábios. Aleluia!

 

No texto que lemos, o Senhor deixou conselhos para nós: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe” Pv 1:8a. Há dois ensinos importantes que precisamos nos atentar nesse conselho:

 

1º - “ Inst r ução  de  teu  pai”:  Primeiramente precisamos ser obedientes ao Senhor, à Sua Palavra. O Espírito Santo tem falado conosco e nos mostrado como devemos andar, falar, nos vestir etc. Assim, é preciso ouvir a instrução que vem do Pai e obedecer, pois essa é a garantia da nossa vitória.

 

2º - “ doutrina de tua mãe”:  são os ensinamentos que recebemos do Senhor, através da Igreja, como Corpo. Por temor ao Senhor, quando obedecemos às orientações que vem do  Corpo, alcançamos a sabedoria de Deus.

 

Então, quando a professora pedir para prestar atenção no culto e cantar os louvores, vamos obedecer com alegria, pois o servo sábio é temente a Deus e ouve a instrução.

 

Conclusão

 

Muitas bênçãos estão reservadas àqueles que são tementes a Deus. Eles alcançam a sabedoria de Deus, recebem proteção, segurança, livramento e preservação aqui neste mundo. Também vivem uma vida de paz, consolo e fé inabalável, pois a sua confiança está no Senhor.

 

Que possamos então permanecer fiéis ao Senhor, em obediência à Sua Palavra, para alcançarmos o caráter do servo que agrada ao Pai: tementes a Deus e cheios da sabedoria de Deus.

 

Louvores Sugeridos: Minha vida e meu coração (42); Eu quero andar sempre com Jesus (36).

 

Pergunta para Crianças e Intermediários: O que é temer a Deus? Resposta: É obedecer ao

Senhor por amor. “..., e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal.” Pv 16: 6b

 

Pergunta para Adolescentes: Qual o conselho deixado em Provérbios 1:8? Resposta: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe.” Pv 1:8


FOLHAS


ATIVIDADES

 

 


IMPRESSÃO


Baixe todo o material deste estudo no site oficial: http://sites.institutoicm.org.br/cias

Acesse o facebook oficial:   http://www.facebook.com/ciasmaranata

Assista o programa “Encontro com Professores” na Rádio Maanaim: http://www.radiomaanaim.com.br