Este site não pertence e não é administrado pela Igreja Cristã Maranata - ICM. A penas disponibilizamos links para acesso aos Sites Oficiais da ICM.

       
                 
       
                 
             

 

O CAJADO

Translate this Page
Pesquisa
De qual igreja você faz parte?
Igreja Cristã Maranata
Outras Evangélicas
Católica
Sem Denominação
Ver Resultados

ONLINE
3

 

 

Acesse nosso Canal no


 

 


O CAJADO

Texto: Salmo 23:4 (".. a tua vara e o teu cajado me consolam.. ")

Tema: “O Cajado”

 

Introdução: O cajado é uma vara longa e delgada com um gancho numa das extremidades. É utilizado geralmente pelo pastor para conduzir o seu rebanho. Serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, para removê-la ou defendê-la em caso de perigo. A ponta curva, em forma de gancho, pode, delicadamente, ser encaixada no pescoço da ovelha, a fim de conduzi-la quando está desgarrada.

 

Desenvolvimento:O versículo 4 do Salmo 23, que foi escrito por Davi, que era pastor de ovelhas. O salmo mostra a segurança do salmista porque ele estava debaixo de um governo do Senhor.

Este governo se manifestou em toda a vida de Davi, trazendo a segurança  (nada me faltará), a direção (guia-me às águas tranqüilas), o sustento (deitar-me faz em verdes pastos) e consolo nos momentos difíceis (ainda que eu andasse pelo vale da morte).

 

Este mesmo governo se manifesta na vida da igreja, através de Jesus, que traz todos estes elementos para a nossa vida. Mas, de uma forma especial, no uso do cajado, está retratada toda ação do governo do pastor na vida do rebanho. O cajado é a direção do Espirito e isso realmente se confirma quando ele é usado, por exemplo, no relacionamento entre o pastor e o rebanho, na igreja.

 

O governo de Deus para a vida do servo se revela em Jesus. O cajado servia para guiar e defender o rebanho.

 

Guiar - Jesus é aquele que está presente, constantemente, na vida do servo, revelando-se como o nosso Salvador,  aquele que nos guia no caminho certo,  que também nos trás de volta quando nos desviamos ou necessitamos até mesmo de pequenos ajustes na caminhada.

Defender - Jesus é aquele que nos defende – é o nosso Advogado junto ao Pai

 

Conclusão: Do mesmo modo que o cajado é usado para conduzir o rebanho no caminho reto, o Senhor Jesus, aqui simbolizado pelo cajado, que é um dos nomes e tipos do Senhor Jesus tanto no Velho como no Novo Testamento, nos dá a certeza de seu amor e orientação para a nossa vida, em nossa caminhada em direção à pátria celestial.