O Bom Soldado de Cristo

O Bom Soldado de Cristo

Todas as Classes 

Tema: O Bom Soldado de Cristo

1ª Aula: O Bom Soldado de Cristo

 

“Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Jesus Cristo.” II Tm 2:3

O objetivo das aulas deste mês é mostrar que pertencemos a um exército, cujo comandante é o Senhor Jesus. POIS: A nossa luta não é contra a carne e sim espiritual.

Introdução

Durante ESTE mês de agosto o SENHOR ENSINARÁ AS CLASSES DE CIA sobre o bom soldado de Cristo. VOCÊ sabe o que é um soldado? É aquele que luta por uma causa e faz parte de um exército e sabemos que todo exército tem um comandante.

Você sabia  que nós  somos  soldados?  Nós somos  soldados  porque  o  Senhor  nos escolheu  e  nos  alistou  (chamou)  para  o  Seu  exército.  Mais que exercito? A  Igreja. Na qual o Senhor nos alistou e temos como nosso comandante o Senhor Jesus. Nesta 1º aula o Senhor conduzirá as classes ao entendimento do que é necessário para sermos bons soldados de Cristo.

Desenvolvimento

O soldado não é identificado apenas quando diz que pertence a um determinado exército. Quando vemos um  soldado,  logo o  identificamos pelo seu uniforme: “Olha o soldado do exército!”;  “Vi um  soldado  da  aeronáutica!”; “Aquele  soldado é  da  polícia militar!”.  Cada exército tem o seu próprio uniforme que o identifica.

Nós também temos uma identificação. Todos que estão ao nosso redor observam a nossa maneira de agir, de tratar as pessoas, de vestir, de falar. As pessoas precisam nos identificar, através das nossas atitudes, que somos servos do Senhor, bons soldados do exército de Jesus.

O apóstolo Paulo, quando escreveu a segunda carta para Timóteo, o convocou para ser mais que um soldado. Ele o convocou para ser um bom soldado. Para qual exército Paulo e Timóteo foram alistados? Será que foi para um exército qualquer? Não! Eles foram chamados para participarem do exército de Jesus Cristo.

Todo exército tem como objetivo defender a sua nação, seu país contra o inimigo. Nós, porém, como  bons  soldados  de Cristo, lutamos pela nossa  salvação, para conquistarmos a  pátria celestial, a eternidade. E o nosso comandante, o Senhor Jesus, está sempre conosco. É Ele quem vai à nossa frente na batalha para nos proteger e nos orientar. Ele é o Senhor dos Exércitos!

Mas será que temos que guerrear como os exércitos dessa terra? Não! Nossa luta é espiritual, é contra o pecado e toda maldade que há neste mundo. São muitas coisas que vêm para tirar a nossa paz, a nossa alegria, a bênção do Senhor dos nossos corações. (Ef 6:12) 

O apóstolo Paulo continuou escrevendo para Timóteo que “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” II Tm 2:4.

O que é embaraçar com negócios desta vida? É envolver-se com aquilo que não agrada ao Senhor. Vamos ver alguns exemplos?

Muitas vezes, não temos paz, por causa das mentiras. Muitos pensam: “Mas é só uma mentirinha... o que é que tem?”. A mentira nos afasta de Deus. Outras vezes é a vaidade que está no nosso coração para impedir que Deus opere na nossa vida. Querer sempre aparecer para  as  pessoas  e  contar  vantagens.  Vamos  lutar,  a  cada  dia,  para  sermos  humildes, procurando ser agradáveis com as pessoas e falar sempre a verdade com todos. 

Hoje, cada vez mais a maldade e a violência estão em todo lugar. Quando ouvimos essas notícias, logo nos perguntamos: Por que as pessoas podem fazer coisas tão ruins? Porque não há mais amor em seus corações. (Mt 24:12)

Para Adolescentes: Um grande perigo é a sensualidade cada vez mais presente nos programas de televisão, filmes e internet. Um conselho do Senhor para os adolescentes que eles não devem aceitar e ver isso como algo natural, comum, pois para o Senhor isto é pecado. E o pecado nos afasta de Deus.

Olhem  bem,  em  um  exército  há  aqueles  que  são  chamados  de  bons  soldados.  Eles  têm algumas qualidades muito importantes. O servo do Senhor, que é um bom soldado de Cristo, também tem essas qualidades. Vamos ver quais são:

  • Obediência: O soldado pode até ser valente, mas se for desobediente ao comando não adianta. O bom soldado obedece ao seu comandante. O servo do Senhor, como bom soldado de Cristo, obedece ao Senhor Jesus e a Sua Palavra.

 

  • Vigilância: O bom soldado está sempre vigilante e atento ao que acontece ao seu redor. Está preparado se houver algum ataque. Com o servo do Senhor, também podem acontecer coisas que ele não espera. Por isso, o bom soldado de Cristo está atento para saber agir em cada situação e usar as armas espirituais (oração, consulta à Palavra, etc).

 

  • Disciplina: Os soldados são treinados para marcharem e agirem em grupo como se fosse uma só pessoa. Colocam em prática tudo o que aprenderam com o seu comandante e sabem que para serem vitoriosos devem lutar junto com o seu exército. Se dois soldados do mesmo exército lutarem um contra o outro, ou um soldado lutar sozinho certamente será derrotado.

Imaginem então, se dois intermediários ou adolescentes na igreja brigam e ficam de mal um com o outro. Estarão lutando entre si. Desta forma, não poderão vencer. Como bons soldados de Cristo, colocamos em prática toda a vontade do Senhor. A igreja está unida em oração e em comunhão uns com os outros.

E você, tem sido um bom soldado de Cristo? O bom soldado é vitorioso! Quando somos obedientes, vigilantes e vivemos na comunhão da igreja, do Corpo de Cristo, também somos vencedores!

Conclusão

Neste mundo enfrentamos muitas batalhas e aflições, mas fazemos parte de um exército especial, a igreja do Senhor. Seguimos em obediência ao  nosso comandante Jesus Cristo. Sempre unidos e firmes, pois temos uma promessa viva em nossos corações: Em breve estaremos na nossa pátria, na eternidade. Maranata, o Senhor Jesus vem!

Louvores Sugeridos: Sou um soldado do bom Salvador (106); Com Jesus vencedor serei (100).

Pergunta para Crianças e Intermediários: Para qual exército o apóstolo Paulo e Timóteo foram alistados? Resposta: Para o exército de Jesus Cristo. “Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Jesus Cristo.” II Tm 2:3

Pergunta para Adolescentes: Leia II Timóteo 2:4 e responda: Quem nós agradamos quando não nos embaraçamos com os negócios dessa vida? Resposta: Ao Senhor Jesus. “Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” II Timóteo 2:4

 

Slides Crianças e Intermediários

Atividades


O material desta aula está disponível no site: 

http://sites.institutoicm.org.br/cias 

Acesse no Facebook do trabalho: 

http://www.facebook.com/ciasmaranata

Assista o programa “Encontro com Professores”: 

http://www.radiomaanaim.com.br