O Bom Combate

O Bom Combate

Todas as Classes

Tema: O Bom Soldado de Cristo

3ª Aula: O Bom Combate

 

Áudio Encontro com Professores - 14/08/2018

 

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” II Tm 4:7

O objetivo desta aula é mostrar que Deus sustenta o servo fiel em toda a sua vida.

Introdução 

Na aula passada aprendemos que o servo, o bom soldado de Cristo, recebe a armadura de

Deus e precisa saber usá-la bem para se proteger nestes dias maus.

Hoje vamos falar sobre o bom combate. Mas o que é um bom combate?

Desenvolvimento

A palavra combate significa luta. Já aprendemos que fazemos parte do exército de Deus, no qual Jesus é o nosso comandante. Lutamos com as armas espirituais (o clamor pelo Sangue de Jesus, a Palavra, o louvor, etc.) para vencermos tudo que é mau, como a mentira, a desobediência, a falta de amor, a vaidade.

Como vimos nas aulas anteriores, o apóstolo Paulo escreveu várias cartas que estão na Bíblia. Para um jovem chamado Timóteo, um servo fiel, ele escreveu duas cartas. Nelas, ele dizia como é importante ser um bom soldado de Jesus Cristo e combater o bom combate.

Vocês  se  lembram  da  história  de Paulo?  Antes  dele  ter  uma experiência  de salvação ele perseguia os servos do Senhor. Os nossos irmãos anunciavam com muita alegria que Jesus estava vivo e, como Paulo ainda não conhecia a verdade sobre o Senhor Jesus, ele perseguia e prendia os servos.

Mas, um dia, Paulo ia para uma cidade chamada Damasco, com cartas que lhe davam autoridade para prender mais servos do Senhor. Ali ele teve um encontro com o Salvador. O Senhor Jesus falou com Ele e, a partir daquele momento, não teve mais dúvidas de que Jesus era o Senhor e verdadeiramente estava vivo. Aleluia!

Então, ao invés de perseguir, Paulo passou a falar com todos que estavam ao seu redor do que aconteceu  com  ele  e  como  Jesus  transformou  a  sua  vida.  As  pessoas  ficavam  curiosas, querendo ouvir Paulo falar, contar a sua experiência maravilhosa. Porém, até os servos do Senhor se assustavam ao ver Paulo, aquele homem que os perseguia, e agora pregava sobre Jesus. E por causa disso, agora, ele era perseguido também.

Olhem! Não havia em Paulo timidez, porque estava cheio do Espírito Santo. Ele falava com autoridade e ia aonde o Senhor mandava. 

Como Paulo, Deus quer usar cada um para falar da Sua Palavra e anunciar a volta do Senhor Jesus. “Mas, professora, eu não consigo! Tenho vergonha! Não tenho coragem!”. Então, peça ao Senhor que encha o seu coração do Espírito Santo. Assim você vai querer falar de Jesus com alegria. O Espírito Santo vai lhe ensinar o que dizer e Deus lhe dará muitas experiências.

Paulo não se importava com as lutas, porque sabia que Deus o tinha escolhido para levar a mensagem de salvação a todas as gentes, para pessoas importantes e até reis. Ele fez muitas viagens. E em muitas cidades por onde passou, foi preso, castigado, uma vez quase morreu. Mas, como bom soldado de Cristo, obedecia e não desistia.

Houve uma viagem em que o navio de Paulo naufragou. Veio um vento muito forte e tempestades. As pessoas que estavam no navio nem queriam mais se alimentar de tão preocupadas, porque achavam que não iriam escapar. Mas o anjo de Deus esteve com Paulo e disse para ele não temer, porque ninguém morreria e era necessário que ele fosse até César, o imperador de Roma. Exatamente como o anjo falou, aconteceu. E vejam só, todas as duzentas e setenta e seis pessoas sobreviveram. Que maravilha!

Paulo pregava a Palavra de Deus e cada vez mais pessoas criam e as igrejas iam se formando. Paulo ensinou (doutrinou) as igrejas através das cartas que ele escreveu aos irmãos, como por exemplo: a carta aos filipenses (enviada aos irmãos da cidade de Filipos); carta aos coríntios (enviada aos irmãos da cidade de Corinto); carta aos tessalonicenses (enviada aos irmãos da cidade de Tessalônica), e tantas outras.

Paulo sempre creu nas palavras ditas pelo Senhor e nunca perdeu a fé. Ele sabia que iria ter muitas lutas, sofrer, pois Deus já tinha falado isso com ele. Mesmo quando já estava bem mais velho, Paulo ficou preso na sua própria casa. Ele recebia todos que iam vê-lo e continuava a falar sobre o reino de Deus. No seu coração havia a certeza de que não estava só, em todos os momentos de sua vida Deus estava com ele.

Paulo falou que combateu o bom combate. As pessoas lutam por muitas coisas, para terem uma moradia melhor, ou um carro, para terem melhores condições de vida. Vocês estão na escola, se esforçam para aprender, ter boas notas e depois terem uma profissão. São necessidades que temos e não é errado lutar para consegui-las, mas são apenas para esta vida.

Então, qual é este bom combate? É trabalhar na Obra do Senhor, lutar pela vida eterna e receber a coroa da justiça que está guardada para todos os que amam a vinda do Senhor Jesus. (II Tm 4:8)

Um dia, Paulo disse a Timóteo que havia acabado a carreira. Ele sabia que estava próxima a sua morte. De qual carreira ele falava? A de bom soldado de Cristo. Naquele dia maravilhoso, no caminho para Damasco, Paulo ouviu pela primeira vez a voz do Senhor Jesus. E, desde aquele dia nunca deixou de ouvi-la. A fé estava sempre viva no seu coração. Por isso, Paulo disse que guardou a fé. É pela fé em Jesus que somos salvos.

Conclusão

E você, tem combatido esse bom combate? Você está trabalhando na Obra de Deus com alegria? Como Paulo, precisamos ser bons soldados de Jesus Cristo. Sempre firmes e com muita alegria em servir ao Senhor, porque estamos lutando o bom combate.  A fé precisa estar guardada em nossos corações até o grande dia da volta do Senhor Jesus.

Louvores  Sugeridos:  Tu  és  para mim  um  vaso  escolhido  (129);  Sou  um  soldado  do bom Salvador (106).

Pergunta para Crianças e Intermediários: Qual combate Paulo combateu? Resposta: O bom combate. “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” II Tm 4:7

Pergunta para Adolescentes: O que Paulo disse na carta que escreveu para Timóteo quando terminou a sua carreira? Resposta: Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. ” II Tm 4:7


SLIDE CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS

 

SLIDE ADOLESCENTES

 

Folhas

 

ATIVIDADES