Jesus, Deus Forte

Jesus, Deus Forte

Jesus, Deus Forte

 

Salmos 24:8

“Quem é esse Rei da Glória? O Senhor Forte é poderoso, o Senhor poderoso na guerra.”

INTRODUÇÃO

O texto que lemos nos fala de um dos nomes como Jesus é conhecido no Velho Testamento - Senhor Forte, Deus Forte - nome que assinala um atributo do Senhor Jesus e que contém evidente contraste com a essência da natureza material do homem: sua fragilidade.

DESENVOLVIMENTO

Quando o homem fala do seu tempo e de tudo aquilo que ele enfrenta neste mundo (suas lutas, seus anseios, suas limitações) o que fica logo transparente é a marca da sua fragilidade diante da vida. Nada é mais fraco do que o homem na natureza física. Alguns só descobrem isso quando estão passando pela prova da enfermidade. Outros, quando vitimados por fatalidades, acidentes e circunstâncias adversas que mudam, de forma abruta e definitiva, o destino e a razão de suas existências.   E, além disso, a maior fragilidade do homem é a sua necessidade interior, da sua alma.   São suas lutas interiores.

O salmista, neste versículo, mostra o aspecto profético da força do Senhor Jesus. 

E Deus, que conhece o profundo da natureza humana, não quer que o homem passe os seus dias sem saber que existe um projeto, através do qual Deus enviou o seu Filho Jesus para que, como homem, na sua fragilidade, desde a manjedoura até o calvário, enfrentasse todas as lutas pelas quais um homem pode vir a passar.

Morreu e ressuscitou, vencendo a morte, o que foi a maior expressão da sua força.    “Tragada foi à morte na vitória” I Coríntios 15:54.

Isto quer dizer que o homem não está sozinho, ao sabor de sua própria sorte, mas o Deus Forte quer ajudá-lo.   Jesus quer se revelar a ele, demonstrar a sua natureza e o seu amor.  Revelar-se como Deus Forte, “o Senhor Forte e poderoso na guerra” Salmo 24:8.

Como Deus Forte, o Senhor Jesus é aquele que vem resgatar e salvar o homem, aquele que deposita nele a sua confiança. Jesus é o que socorre o necessitado. O que traz, do seu santuário, da sua glória,  a vitória que é a vida eterna. 

            “Quem é esse Rei da Glória? O Senhor Forte e Poderoso” Salmo 24:10.

CONCLUSÃO

Quando o homem entende e vive essa descoberta, começa também a experimentar, na sua natureza frágil, a força e o poder do Rei da Glória.

“Quem é esse Rei da Glória? O Senhor Forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra” Salmo 24:8.