Este site não pertence e não é administrado pela Igreja Cristã Maranata - ICM. A penas disponibilizamos links para acesso aos Sites Oficiais da ICM.

       
                 
       
                 
             

 

JESUS - A CASA

Translate this Page
Pesquisa
De qual igreja você faz parte?
Igreja Cristã Maranata
Outras Evangélicas
Católica
Sem Denominação
Ver Resultados

ONLINE
2

 

 

Acesse nosso Canal no


 

 


JESUS - A CASA

Texto: Salmo 84:5 (".. até o pardal encontrou casa e a andorinha ninho para si")

Tema: A casa

 

Introdução: O salmo revela uma necessidade interior do homem. O homem pode alcançar tudo na sua vida (os bens materiais, a prosperidade, uma boa família), mas se ele não alcança o projeto de salvação para a sua vida ele é infeliz. O salmista mostra neste salmo algo muito importante: a felicidade de participar deste projeto.

 

Desenvolvimento: A maior necessidade do homem sempre esteve ligada à um lugar para ele morar, para ele habitar,  viver, para ele se estabelecer. A casa traduz para o homem segurança, intimidade e paz. Por isso o Senhor preparou uma casa de adoração para o povo de Israel, onde Deus haveria de falar à todo o povo. E a  alegria do salmista era esta : quão amáveis são os teus tabernáculos ... mais vale um dia em teus átrios do que em outra parte mil. Davi no Salmo 122 diz : Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor.

 

O Senhor preparou uma casa para a vida de cada um de nós, homens. Quando ele se apropria desta casa (através do projeto da redenção) ele desfruta das mesmas bênçãos que Israel desfrutou no passado (alegria, segurança, paz). Esta casa é Jesus. E quando ele diz : até o pardal encontrou casa

 

  • Pardal .... tipo do homem sem Deus; não tem direção para a sua vida; nunca estabelece uma constância na sua vida; sempre atrás de novos projetos e nunca deixando algo sólido na sua vida; sem estabelecer um vínculo para a sua paz.
  • Encontrou casa .... Quando o homem tem uma experiência com Jesus ele encontra um lugar para ele. Essa casa é Jesus. Porque Jesus é aquele que nos traz a segurança, a paz, a intimidade com Deus.
  • Até o pardal .... porque a eleição de Deus é para toda a humanidade, independentemente da situação que o homem possa estar ("crê no Senhor Jesus e serás salvo ..."). Deus preparou um projeto de salvação que alcançou o homem de uma forma completa. Deus não se esqueceu de ninguém ... o projeto é para toda a humanidade.
  •  E a andorinha ... pássaro que migra constantemente durante o ano. Voa em bandos. Não se aninha em um único lugar, mas o seu ninho cada época do ano é feito em um lugar ... a andorinha é tipo do homem errante  (tendo compaixão deles porque eram como ovelhas sem pastor ..) , do homem que está sendo levado pelas multidões. E por isso não pode encontrar um lugar, um ninho, um lugar para ele
  • ninho para si .... quando o homem encontra Jesus, ele encontra no meio da sua igreja, um ninho de amor, onde Ele se revela constantemente e firma o homem na sua presença.

 

Conclusão: Deus preparou uma casa para Israel, onde eles teriam comunhão com ele. Deus preparou uma casa para o homem, para que também o homem pudesse ter comunhão (tabernacular) com Ele. Esta casa espiritual é Jesus. Nele, nós temos a segurança, a paz , a alegria e a salvação eterna.