Aviso Importante!

Conforme nos foi orientado pela Comissão de Doutrina do PES, (comissaodedoutrina@presbiterio.org.br), NÃO disponibilizaremos links para downloads dos materiais das CIAs, direto do nosso site. Todos os downloads dos materiais das CIAs, devem ser baixados diretamente dos sites oficiais da ICM. Aqui, apenas contribuiremos com a publicação e propagação dos materiais evangelísticos e feitos do Senhor em nosso meio!

 

JEJUM


ONLINE
5


 


JEJUM

JEJUM

 

Inicialmente é bom que esclareçamos o seguinte : O JEJUM não significa apenas ABSTINÊNCIA DE ALIMENTOS . Neste sentido muitos se utilizam do jejum , visando exclusivamente resultados relacionados com a saúde ou desejando alcançar alguma coisa de interesse meramente particular.

Na palavra de Deus o jejum é de grande importância e está sempre ligado a fatos e decisões importantes na vida de Israel( VT) e da igreja (NT).

Até aos 13 anos de idade a orientação é que não haja jejum.

 

  • CONSIDEREMOS A OBSERVÂNCIA DO JEJUM ENTRE OS ISRAELITAS , NO VT:

1-1-Levítico 16:29-31- será estatuto perpétuo: no 7° mês , aos 10 dias do mês , afligireis as vossa almas.

1-2-Zacarias 8:19-“ Assim dis o Senhor dos exércitos : o jejum do quarto mês

1-3- Entre os Israelitas eram comum o jejum coletivo. Havia , como já vimos, dias oficiais de jejum.

-Neemias 9:1- “ No dia vinte e quatro deste mês se ajuntaram os filhos de Israel – com jejum e pano , e traziam terra sobre si”-eram acompanhado de confissão de pecados  e  leitura da palavra ( verso 3) .

-Jonas 3:5-“ Os Ninivitas creram em Deus ; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de pano de saco, desde o maior até o menor.”-Neste caso o jejum foi um decisão espontânea do povo.

-Joel 2: 12-13-v.12 “ Ainda assim.,  mesmo diz o Senhor : Convertei-vos a mim de todo o vosso coração ; e isso com jejuns , com choro e com pranto.”

 

2-VEJAMOS AGORA ALGUNS REFERÊNCIAS AO JEJUM NO NOVO TESTAMENTO:

2-1- Nos tempos de Jesus do Judaísmo preconizava a prática dos jejuns .

Os fariseus jejuavam duas vezes por semana. (Lucas 18:12)

2-2- Os discípulos de João também observavam o jejum.

2-2-2- Lucas 5:33-“ Os discípulos de João e bem assim os dos fariseus frequentemente jejuam ...”

2-3-O Senhor Jesus também jejuava

2-2-1-Mateus 4:2-“ E , depois de jejuar quarenta dias e quarenta   noites , teve fome.”

NOTA: O jejum que o Senhor Jesus costumava fazer significava a sua total dependência do Pai.

 

2-4-Orientações do Senhor a respeito da maneira de jejuar

2-4-1-Mateus 6:16-18-“ Quando jejuardes não vos mostreis contristados como os hipócritas ; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer  aos homens que jejuam ...”

  1. O jejum deve ser feito conforme a orientação do Senhor, para alcançar os objetivos desejados ou os motivos revelados. O servo do Senhor não faz jejum sem orientação. O Senhor lhe revela o jejum definido o período de horas, dias, etc. O Senhor revela também o motivo ou motivos.
  2. O servo , ao jejuar, não precisa dizer a todo mundo que está jejuando , tentando mostrar mais santidade que outros. “ Quando jejuares , não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam.”
  3. O Farisaísmo ( religião) caracteriza pelas manifestações externas, por isso, ao jejuarem, os fariseus apresentam-se com os cabelos desgrenhados( “ tenso a forma de piedade”).
  4. “ Tu , porém , disse o Senhor Jesus” , quando jejuares , unge a cabeça “, isto é, mantém a unção, o clamor constante , a comunhão no Espírito , pois isto é o principal ; do contrário , o jejum não passará de uma lei , um costume ou simplesmente um rito que nenhum valor terá para o Senhor.
  5. “ Te Pai que vê em secreto, te recompensará”.
  • Eis a finalidade primordial do jejum orientação do Senhor: a recompensa do Pai , a benção do Senhor , isto é, a solução do problema pelo qual jejuamos , o perdão de pecados ou a libertação esperada.

2-4-2-Porque motivos o crente deve jejuar?

a- Para restabelecer a comunhão com o Senhor.

a-1- Lucas 5:33-35-v.33- Disseram-lhe então eles:Porque jejuam os discípulos de João muitas vezes , e fazem orações, como também os dos fariseus , mas teus comem e bebem?

v.34-E eles lhes disse: podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles?

 

a-2- NOTA.: Se estamos sentindo a presença do Senhor , gozando da comunhão do seu Espírito , cheios da graça , não é preciso que jejuemos em nosso próprio favor por algum outro motivo que o Senhor revelar. Todavia , quando sentimos que o Senhor está ausente , não estamos tendo comunhão “ então , naqueles dias” , jejuaremos , visando o restabelecimento da comunhão.

b- para obter libertação

 

2-4-3-Detalhes importantes:

 

  • O jejum , tanto no VT como no NT , vem sempre acompanhado de oração. Jejum sem oração não atinge o objetivo. O momento de entrega do jejum : é outro detalhe interessante que deve ser observado com seriedade. Servo pode até não alimentar-se na hora do encerramento do jejum , mas a entrega ao Senhor  é necessário que seja feito com um clamor exatamente na hora que o Senhor orientou.
  • O servo , antes de fazer certos jejuns ( prolongados) deve consultar ao Senhor junto com o pastor.

c-1- Lembra-se : O Senhor não se agrada de sacrifícios de tolos , isto é, jejum fora da orientação do Senhor.Por isso nenhum jejum deve ser feito sem que o servo tenha convicção de que o Senhor está orientando, ou pelo menos , permitindo.