Aviso Importante!

Conforme nos foi orientado pela Comissão de Doutrina do PES, (comissaodedoutrina@presbiterio.org.br), NÃO disponibilizaremos links para downloads dos materiais das CIAs, direto do nosso site. Todos os downloads dos materiais das CIAs, devem ser baixados diretamente dos sites oficiais da ICM. Aqui, apenas contribuiremos com a publicação e propagação dos materiais evangelísticos e feitos do Senhor em nosso meio!

 

CONSULTA À PALAVRA


ONLINE
5


 


CONSULTA À PALAVRA

CONSULTA À PALAVRA

 

 

01) - INTRODUÇÃO 

A obra do espírito para a qual o Senhor nos chamou é de obediência. A obra de Saul, tipo da religião, caracteriza-se pela  desobediência.

 

02) - FINALIDADE DA CONSULTA À PALAVRA

         A consulta à palavra é para os obedientes, para os que querem andar no espírito, na luz, de acordo com a revelação. Consultamos a palavra para saber qual é a vontade do Senhor a nosso respeito ou a respeito de sua obra.

 

03) - DADOS HISTÓRICOS SOBRE A CONSULTA À PALAVRA

         O povo de Deus da velha aliança, o povo Israelita, sempre o consultou. Embora os meios empregados na consulta fossem variados, porque o povo de Israel ainda não tinham a palavra escrita ou o cânon sagrado completo, como nós temos hoje, a bíblia, com 66 livros em um só volume. Deus sempre respondia, quando as condições necessárias à sua manifestação eram preenchidas.

04) - AS FORMAS E OS MEIOS PELOS QUAIS O SENHOR RESPONDIA AS CONSULTAS FEITAS PELO SEU POVO DA ANTIGUIDADE

 

A)- URIM E TUMIM

Êxodo 28: 30- “ Também porás no peito do juízo o Urim e o Tumim,...

        URIM, significa luz (Salmo 119:105) e TUMIM, verdade (João 14: 6 e 17:17).

       Eram meios através dos quais os sacerdotes buscavam a revelação, ou seja, a luz e a verdade, formas de  manifestação do Senhor, através de sua palavra.

 

B)- POR MEIO DOS ANJOS 

       Vejam os seguintes textos: Gn. 18: 1~21 ; Gn. 19:15 ; Gn. 21:17 ; Gn. 31:1 ; Js. 13:15 ; Jz. 6:12 ; Jz. 13:15 ; 2º Cr. 21:16 ; Dn. 6:22 ; Hb. 2: 2~3.

 

C)- POR MEIO DOS PROFETAS 

       Vejam os seguintes textos: 1º Sm. 9:9 ; 2ºRs. 22:13~15 ; Is. 37: 1~7 ; Jr. 7:25 ; 1ºRs. 22:7 ; 1ºRs. 13:28 ;  Amós 3:7.

 

D)- POR MEIO DO DOM DE CIÊNCIA 

      Vejam os seguintes textos: Gn. 28:12 ; 1ºSm. 3:4 ; Dn. 1:17 ; 1ºRS. 3:5 ; Gn. 15:1 ; Is. 1:1 ; Jr. 1:11~13 e 24:1 ; Ez. 1:1 ; 8:3 ; 11:24 ; 40:2 ; 43:3 ; Dn. 7:2 ; Naum 1:1 ; Hc.2:2 ; Zc. 1:7 ; e 6:8 ; Dn. 2:19 ; 1ºSm 9:15.

 

E)- DIRETAMENTE PELA PALAVRA PROFÉTICA 

     Deus falava a Moisés “boca a boca”(Num. 12:8) e “face a face” (Dt. 34:10)

Hb. 4:12- “ Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e  penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e os propósitos do coração”        

         

05)- O QUE É NECESSÁRIO PARA CONSULTAR?

 

         01)-  É necessário que busquemos essa comunhão através do clamor pelo sangue de Jesus. 

         02)- É preciso que estejamos dispostos a obedecer a orientação do Senhor, fazer sua vontade.

         03)- É preciso que façamos com fé- Hb. 11:6- “ Sem fé é impossível agradar a Deus”

         A consulta à palavra é para o que crê, e não para o incrédulo.

         04)- É preciso que façamos com temor, com reverência e com um coração sincero

         05)- É preciso que tenhamos discernimento

         06)- É preciso fazer um clamor antes de abrir à palavra, ao clamar, antes de abrir a palavra, a pessoa que ora o faça com clareza e objetividade, apresentando um pedido ou um assunto de cada vez.

         07)- É bom evitar que a bíblia usada para consulta esteja marcada

         Deixar objetos, folhas de papel ou folhetos dentro da bíblia poderá dificultar o seu manuseio na consulta e a obtenção da resposta certa através dela.

         08)- Usar exclusivamente a palavra do Senhor (Bíblia completa)

         Não usar folhetos, coletâneas, porções bíblicas, outros livretos ou caixinhas de promessa para fazer consultas ao Senhor. Não usar também bíblias de edição católica-romana, das testemunhas de Jeová ou outras consideradas espúrias.

 

06)- SOBRE O QUE DEVE RECORRER-SE A CONSULTA À PALAVRA

         01)- Sobre tudo que diz respeito à obra e a vida dos servos, os dons espirituais, as deliberações a serem tomadas pela igreja ou pelos servos,  só mediante a consulta à palavra, pode-se saber, muitas vezes, se alguma manifestação é do Espírito, da carne ou até do inimigo.

 

07)- COMO CONSULTAR ?

Consulta é uma autorização , um aval do Senhor ,  é para analisar os dons, os textos lidos e ter discernimento. Procedimentos: clamar pelo sangue de Jesus , abrir apalavra e ler um versículo    ( o versículo pode falar sobre o assunto consultado) . Se ler o versículo e não entender  leve o assunto a um obreiro , diácono ou pastor para ajudar a discernir.