Aviso Importante!

Conforme nos foi orientado pela Comissão de Doutrina do PES, (comissaodedoutrina@presbiterio.org.br), NÃO disponibilizaremos links para downloads dos materiais das CIAs, direto do nosso site. Todos os downloads dos materiais das CIAs, devem ser baixados diretamente dos sites oficiais da ICM. Aqui, apenas contribuiremos com a publicação e propagação dos materiais evangelísticos e feitos do Senhor em nosso meio!

 

A Bíblia


ONLINE
5


 


A Bíblia

A BÍBLIA

Quem escreveu a Bíblia?

R- Foram os profetas que receberam revelações de Deus (II Ped.1:20,21; II Tim. 3:15,16). Quando  uma  secretária  escreve  uma  carta  ditada  por  seu  patrão,  ela  na  verdade  a escreveu, mas a carta é de seu patrão.

Há fatos que tornam a Bíblia um livro sobrenatural. Por exemplo, no livro de Isaias, que viveu 700 A.C. fala que a terra é redonda, fato que só foi comprovado muito tempo depois. [II Pe 1:20-21 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

[II Tim 3:15-17 E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruirem justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

 

Todas as Bíblias são iguais?

R- A Bíblia contém 66 livros, sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Existem no entanto os chamados livros apócrifos (Livros não inspirados pelo Espírito Santo) A Igreja Romana no Concílio de Trento, em 08 de abril de 1546 resolveu inclui-los na edição católica da Bíblia. Os livros apócrifos* não têm aprovação divina pois contém práticas pagãs,     ensinos   de   feitiçarias   (Tobias   6 e 8)   louvor   ao     suicídio    (2º Macabeus. 4) e até pedidos de desculpas.

Lembramos  que  esses  livros  pertencem  ao  V.T.  e  os  judeus  não  o  aceitam  como inspirados por Deus. Além disso algumas religiões (Testemunha de Jeová, Espiritismo) rescreveram  a  Bíblia  para  encaixá-la  em  seus  conceitos.  No  entanto  todos  esses acréscimos, decréscimos    ou    modificações    não    são  aprovados  por  Deus      (Ap.

22:18,19) [Apoc. 22:18-19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro.

 

*Apócrifos – Cuja autenticidade é duvidosa ou suspeita, isto é que não se pertence ao autor a quem se atribui.

 

Qual o objetivo da Bíblia?

R – É a salvação do homem (João 3:16; II Tim. 3:16,17) Toda a Bíblia fala de Jesus que é o Salvador. O nome Jesus sig. Salvador. [Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

Como tirar proveito da leitura da Bíblia

R- Reservar momentos diários para leitura da Bíblia. Orar para que Deus dê entendimento

(revelação) da Palavra. Contar com a ajuda de servos experimentados (At. 8:30,31) [Atos

8:30-31 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.