A Armadura de Deus

2ª Aula: A Armadura de Deus

 

“Portanto tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito

tudo, ficar firmes.” Ef 6:13

O objetivo desta aula é mostrar que precisamos estar revestidos com a armadura de Deus para sermos protegidos nestes dias maus e preparados para a saída da igreja deste mundo.

Introdução

Na aula passada aprendemos sobre o bom soldado de Cristo e as suas qualidades. Hoje vamos ver  que  todo  soldado  tem  as  suas  armas.  Os  servos  do  Senhor  têm  à  sua  disposição  a armadura de Deus. Precisamos conhecer bem esta armadura e estarmos revestidos com ela.

Desenvolvimento

Como lemos na Palavra do Senhor, os dias em que vivemos são maus, cheios de pecado, de maldade, de muita violência, guerras e falta de amor. Tudo isto está acontecendo porque muitas pessoas neste mundo estão longe do Senhor. Nós vivemos neste mundo e vemos todas estas coisas. Mas para nós, servos do Senhor, há uma proteção especial: a armadura de Deus.

O que é uma armadura? É um conjunto de armas que protegiam o corpo do antigo soldado nas batalhas. O soldado devia estar bem preparado e saber usar bem as suas armas. Precisava estar protegido, da cabeça até os pés, com o capacete, couraça, espada, escudo e calçados. (Mostrar o slide com soldado vestido com toda a armadura)

Mas, e se na hora da batalha o soldado esquecesse de colocar alguma das peças da armadura, como o capacete ou o escudo? O que aconteceria com ele? Seria atingido, não é verdade? 

Na batalha, o soldado precisava estar com toda a armadura! A Bíblia nos fala que o Senhor concede  aos  Seus  servos  uma  armadura  especial  para  serem  protegidos  e  vitoriosos:  a armadura de Deus. Nós não vemos esta armadura, porque ela é espiritual. E vocês sabem qual é a armadura de Deus? Vamos ver em Efésios 6:14 a 17:

 

  • Cingidos os vossos lombos com a verdade: cingir significa ajustar com um cinto e firmar a roupa no corpo. A Palavra nos fala que o cinto é a verdade. A verdade é Jesus! Cingir os lombos com a verdade é estar firme em Jesus a todo tempo. Não ter dúvidas que Jesus é o único Salvador, que a Bíblia é Palavra de Deus.

 

  • Vestida a couraça da justiça: a couraça é como se fosse um colete resistente que protegia as costas, os ombros e, principalmente, o coração do soldado dos ataques que viessem de frente, de trás ou do alto. A couraça da justiça nos fala do poder do Sangue de Jesus, que nos guarda e nos protege de todo mal.

Às vezes, surgem sentimentos ruins como a inveja, o ciúme, que tiram a paz dos corações. As críticas que nos machucam e nos fazem sentir piores que as outras pessoas. Mas quando clamamos pelo poder do Sangue de Jesus somos guardados desses sentimentos. E, se algum deles entrar em nossos corações, o Sangue de Jesus tem poder para nos libertar.

 

  • Calçados os pés na preparação do evangelho da paz: quando o soldado entra para um exército, ele recebe um calçado especial para proteger os pés e dar firmeza para caminhar.

A Bíblia nos ensina a estarmos sempre prontos e definidos para levar a mensagem do evangelho: “É chegado o reino dos céus!”, “Jesus em breve vem!”. Vamos falar desta promessa para todos que estão ao nosso redor, principalmente pelo nosso testemunho. O nosso falar deve ser agradável aos que nos ouvem e precisamos respeitar a todos que estão à nossa volta.

 

  • Tomando sobretudo o escudo da fé: O escudo é outra arma de proteção. O soldado usa para proteger todo o corpo. A nossa luta é espiritual. Não é contra a carne ou sangue, ou seja, não é contra as pessoas, mas contra as forças espirituais da maldade. (Ef 6:13)

A fé nos leva a sermos obedientes a Deus, crendo que tudo que Ele nos orienta é o melhor para nós. Então, se um colega te chamar para fazer algo errado, você vai usar o escudo da fé, obedecendo a Palavra de Deus. Agindo assim, você estará protegido do mal deste mundo. O segredo para sermos vitoriosos é crer que a Sua Palavra é verdadeira e se cumpre em nossas vidas. Então, Ele nos guardará com amor. Tudo é possível ao que crê. (Mc 9:23)

 

  • Tomai também o capacete da salvação: Para que serve o capacete? Para proteger a cabeça. Na nossa guerra espiritual, também precisamos de uma proteção para a nossa mente, pois é o lugar onde mais somos atacados. Como isto acontece, professora?

Muitas vezes através do que vemos ou ouvimos que não agrada ao Senhor, e fica em nossa mente nos afastando da comunhão com Deus. Assim como o capacete é uma proteção para a cabeça dos soldados, a salvação em Jesus é uma proteção para nossa mente. Se Jesus está no nosso coração, Ele guarda nossa mente de todo e qualquer ensino contrário à Palavra de Deus.

 

  • A espada do Espírito: O soldado precisa saber usar bem a espada. Para isso, o instrutor o ensina como usar. A espada é a Palavra de Deus, uma arma poderosa. O servo do Senhor deve ler e conhecer a Palavra de Deus para não ser enganado. (II Tm 2:15)

As crianças devem pedir aos pais ou responsáveis para lerem a Bíblia para eles. Os intermediários e adolescentes devem estudar a aula da escola bíblica dominical, meditar e ler todos os dias a Palavra de Deus, porque ela nos direciona (Sl 119:105). Todo soldado deve estar preparado para enfrentar e resistir os ataques do inimigo e, também, contra-atacar. Se estiver despreparado, sem armas e sem estratégia de guerra, não vencerá.

Nós vivemos uma luta diária, seja na escola ou em outros lugares. Mas nosso comandante, o Senhor dos Exércitos, nos deu a armadura de Deus para nos proteger. Ele tem nos dado toda a direção para vencermos as batalhas. A ordem dele para nós é essa: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Ef 6:11

Conclusão

Pela Palavra de Deus aprendemos a usar a Sua armadura e a forma correta de lutar. Mas, precisamos estar revestidos de toda a armadura de Deus (Ef 6:11). Usando as armas espirituais que são o poder do sangue de Jesus, a fé, a salvação e a palavra revelada, seremos vitoriosos. A igreja (Corpo de Cristo) é o exército de Jesus.

Louvores Sugeridos:

Nas batalhas sou um vencedor (120);

Lâmpada para os meus pés (104).

 


Folhas


Atividades