Aviso Importante!

Conforme nos foi orientado pela Comissão de Doutrina do PES, (comissaodedoutrina@presbiterio.org.br), NÃO disponibilizaremos links para downloads dos materiais das CIAs, direto do nosso site. Todos os downloads dos materiais das CIAs, devem ser baixados diretamente dos sites oficiais da ICM. Aqui, apenas contribuiremos com a publicação e propagação dos materiais evangelísticos e feitos do Senhor em nosso meio!

 

7ª AULA – DONS ESPIRITUAIS


ONLINE
8


 


7ª AULA – DONS ESPIRITUAIS

7ª AULA – DONS  ESPIRITUAIS

 

INTRODUÇÃO: I COR 12:1

 

I Co. 12: 1 -  Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

A palavra ignorante significa aquele que não tem conhecimento de determinada coisa,

Para aqueles que militam a boa milícia na Obra do Senhor, ignorar não é só perigoso,é fatal.

O que é, então, o dom espiritual? O dom espiritual é a informação, da parte do Senhor, daquilo que Ele está preparando, ou que já está preparado, para a Igreja que vive esses últimos dias.

Para efeito de estudo, a respeito dos dons, nós podemos dividir a Bíblia em três períodos.:

1º)  Do Gênesis até João Batista.

Em Lc. 16:16 está escrito que a lei e os profetas duraram até João.

Quando João Batista é decapitado, a voz da lei é calada, ele é o último profeta da lei, com a sua morte a voz da lei é silenciada.

2º)  Durante o ministério do Senhor Jesus.

3º)  Do Pentecostes até ao arrebatamento da Igreja.

É o período da graça, o período que nós vivemos, o último período da Igreja aqui na terra.

 

OS DONS NO VELHO TESTAMENTO.

Sabedoria  -  Nós lembramos de Salomão, mais especificamente, do julgamento das duas mulheres. 

Ciências  -  Sonhos, visões e revelações.  Você encontra em José, Isaías, Ezequiel, Daniel, etc.

  -  Quando nós queremos citar um exemplo de fé, ninguém melhor do que Abraão.

Cura  -  Naamã foi curado e quis dar presentes para Eliseu.

Maravilhas. Saída do povo de Israel do Egito, falamos de Noé, falamos do dilúvio.

Profecia.Daniel e tantos outros profetas.

Discernimento de espíritos.Jeremias teve discernimento quando os profetas disseram coisas falsas.

Línguas.-Aquilo que estava escrito na parede, no banquete de Belsazar.

Interpretação da língua.-Aquilo que Daniel falou a respeito daquela escrita na parede

 

OS DONS NO NOVO TESTAMENTO.

Sabedoria.-Jo. 8: 1 a 11  -  Ttrouxeram uma mulher que havia sido flagrada cometendo adultério.

Ciência.-Lc. 19:1 a 10  - Jesus vendo o coração de Zaqueu.  O Senhor Jesus conhece.

Fé.-Mt. 26:36 a 46  -  O maior exemplo de fé é aquele em que Jesus está no Getsêmani

Cura.Há muitos exemplos de cura.

Maravilhas.- Jo. 11:1 a 45  -  A ressurreição de lázaro, Lc. 8:22 a 25 – Jesus acalma a tempestade. 

Profecia.Lc. Mt. 23:37 a 39  -  Jesus profetizou a respeito da queda de Jerusalém.

Discernimento de espíritos.-Mt. 16:13 a 23 -Vs.13 a 20  -  Espírito vindo da parte do Senhor.

Línguas.-Jesus não foi usado em línguas ,, mas diz:: falarão novas línguas.  (Mc. 16:17)

Interpretação das línguas.-A interpretação é toda a revelação do ministério que a Palavra contém.

 

OBJETIVO DOS DONS ESPIRITUAIS:   

O principal objetivo da manifestação do Espírito Santo na parte de dons espirituais é a edificação.

O corpo que é usado em dons, ele tem os benefícios dessa operação do Espírito Santo, que são: salvação, cura, libertação, conhecimento do projeto.  E o resultado disso é uma Igreja que é plenamente edificada, uma Igreja cheia do Espírito Santo, conforme a profecia de Joel, em que o Senhor diz:  E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.  (Jl. 2:28)

Com a efusão do Espírito virá também uma efusão de dons e nós estamos vendo o cumprimento dessa promessa nos nossos dias, a Igreja tem esse resultado, ela tem dons no corpo.

Algumas observações que devemos levar em conta a respeito de dons espirituais:

1ª)  O dom tem que ser completo.  Nós precisamos aperfeiçoar isso, nós vamos orar, vamos jejuar .

Às vezes nós temos um dom, mas ele está incompleto, portanto, é preciso buscar profundidade.

2ª)  Interpretação não é discernimento.

3ª)  A interpretação do dom não deve ser dada por aquele que teve aquele dom.

4ª)  A interpretação não é dada por um só, ela é dada no conjunto, é na reunião, é no rancho dos profetas, porque o dom vem incompleto naquilo que é a interpretação, por isso cada um tem a interpretação de uma parte do todo.

Não adianta você pegar uma pessoa... Olha, eu tive uma visão... Isso significa isso e isso. O dom vai continuar incompleto porque é preciso que haja uma complementação, cada um ali vai ter uma palavra que vai completar aquele dom.

Eu falo de homens edificados.  É um constante aperfeiçoamento.

5ª)  Nós não podemos estar acomodados.

6ª)  O dom está ligado ao governo.

7ª)  A Igreja vai ter, no corpo, todos os dons.

Há muitas coisas que são no tempo do Senhor, mas batismo com o Espírito Santo e dons espirituais são para já, é preciso buscar.